Naji_alAli_PTG
Fechar

Baixe o documento

Inscreva-se para baixar o documento gratuitamente.
Voce pode se desinscrever a qualquer momento.

Naji Al-Ali, ícone da luta palestina

Autor(a):
Editora Editora MEMO
Publicado em 26 de agosto de 2022
Tipo de Publicação Digital
Nº de páginas 31
Idioma Português

Em 22 de julho de 1987, o cartunista palestino Naji Al-Ali seguia por uma rua da capital britânica, Londres, a caminho de seu local de trabalho no escritório do jornal internacional Al-Qabas, quando foi atingido por uma bala que se alojou sob seu olho e o colocou em coma por 38 dias. O tiro de pistola disparado com silenciador abriu uma nova história de assassinatos políticos, pois matou pela primeira vez um cartunista árabe palestino por causa de seus desenhos famosos, que afetaram o inimigo sionista e todos os palestinos ou árabes que acompanhavam seu trabalho.

É muito difícil expressar o que se passa com você em palavras no papel, mas o mais difícil é expressá-lo em desenhos. O traço, e especificamente a caricatura, é a arte em que Naji se destacava, pois expressava o que está dentro de qualquer árabe, não só nele mesmo… Suas figuras eramcaracterizadas pela ironia, e eram tão plenas da espontaneidade e honestidade… Fora isso , todas as suas criações foram caracterizadas por um sentido patriótico, pois Naji conseguiu fazer das caricaturas uma arma eficaz na resistência.

Naji Al-Ali desenhou mais de 40.000 cartuns e t trabalhou para criar uma nova consciência de que a normalização e o reconhecimento não beneficiariam os árabes em nada e que a

resistência seria a única maneira de os árabes recuperarem o que perderam, em um momento em que as forças israelenses ainda ocupavam Gaza, o sul do Líbano e o resto dos territórios palestinos.

O PDF sobre Naji Al-Ali traz informações sobre a vida e trabalho do artista, explicações sobre alguns de seus personagens e sua importância para a causa palestina.

Sobre o(a) autor(a)

Abdullah Omar

Jornalista e crítico palestino, nascido em Ramallah, especializado em Gestão Esportiva pela FIFA/CIES. Colaborador do MEMO, escreve em inglês, árabe e português.

Mais sobre o(a) autor(a)
searchadd-to-cartfacebookhomeinstagramcredit-cardtwitterdelivery whatsappyoutuberssright-chevrondownloadclose